Com o aumento da expectativa de vida cresce também os problemas cardiopulmonares, a boa notícia é que inúmeros estudos apontam que os exercícios terapêuticos possibilitam maior qualidade de vida. Nos últimos dois anos da covid 19 desenvolvemos terapias que visam promover melhoria na qualidade de vida.
Com a pandemia da COVID-19, a fisioterapia, como área importante da saúde, passou a atender uma quantidade ainda maior de pacientes que precisam de cuidados específicos para lidar com as consequências desta doença. Desde então, profissionais da área procuram estabelecer protocolos que garantam a recuperação total ou parcial dos pacientes acometidos pela Covid, de forma a garantir uma melhor qualidade de vida destas pessoas.
Comentado em 07/12/2022
Teste de Exercício Cardiopulmonar em Pacientes com Síndrome Pós-COVID-19:
Vários relatos têm mostrado a persistência de sintomas de longo prazo após a infecção inicial por COVID-19 (síndrome pós-COVID-19). O objetivo deste estudo foi analisar as características do teste de exercício cardiopulmonar (TECP) realizado em pacientes com histórico de COVID-19, comparando os sujeitos de acordo com a presença de síndrome pós-COVID-19. oi realizado um estudo transversal. Foram incluídos pacientes consecutivos >18 anos com história de infecção por SARS-CoV-2 confirmada pelo teste de reação em cadeia da polimerase e um TCPE realizado entre 45 e 120 dias após o episódio viral. A associação entre as variáveis ??relacionadas ao TCPE e a síndrome pós-COVID-19 foi avaliada por meio de análise univariada e multivariada. Nossos dados sugerem que a síndrome pós-COVID-19 foi associada a menor VO 2 pico , menor probabilidade de atingir o limiar anaeróbio e maior probabilidade de apresentar sintomas duran